Como garantir sucesso em vendas e captação de clientes pelo WhatsApp?
O WhatsApp é hoje a principal ferramenta de comunicação dos brasileiros e sul-americanos. O aplicativo já era utilizado como ferramenta de trabalho e vendas, mas foi com a pandemia que um novo número de pessoas passou a ver o WhatsApp como ferramenta para facilitar a se comunicar melhor com companheiros de trabalho e clientes.
Segundo dados, o app está instalado em 99% dos celulares nacionais, tornando a possibilidade de alcance com este aplicativo gigantesca. E para utilizar as ferramentas da melhor forma possível, separamos algumas dicas que podem te ajudar:
Utilize as ferramentas comerciais do WhatsApp
Não basta só colocar o nome da sua empresa e logo na foto do perfil. O WhatsApp possui ferramentas específicas para contas comerciais que podem elevar sua experiência com o aplicativo.
O WhatsApp Business é uma versão do WhatsApp voltada a empresas, e funciona especialmente bem quando aplicado por negócios individuais ou de menor porte. Ele possui várias funcionalidades para alavancar e organizar vendas. Você pode até utilizar um telefone fixo como número e utilizar o aplicativo apenas no computador. Conta também com a possibilidade de automatizar mensagens para quando alguém fala com você fora do seu horário de atendimento e até criar menus para autoatendimento. Além disso, as métricas que o aplicativo oferece sobre seus atendimentos e clientes e a função para adicionar etiquetas à conversas (pedido finalizado; pagamento pendente; prazo para retorno) facilitam muito a comunicação, atendimento e execução de vendas pelo aplicativo.
Peça autorização para encaminhar mensagens para seus clientes
Ou deixe que eles iniciem a comunicação com seu perfil no aplicativo, evitando dores de cabeça e perda no alcance e indicação de potenciais e novo clientes.
Ligações e mensagens inoportunas ou indesejadas são um grande problema para grande parte dos usuários do aplicativo. Soma-se a isso o fato de que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estipula como obrigatória a solicitação de permissão para usar qualquer dado advindo de clientes. Mensagens não solicitadas podem ser levadas a canais de reclamação e até a disputas jurídicas, onde a reincidência pode gerar multas altíssimas.
Utilize listas de transmissão para encaminhar mensagens para vários clientes de uma vez
Não inclua seus clientes em grupos indesejados, deixe isso para situações pessoais e não comerciais. O tratamento individualizado deve ser sempre priorizado, e é muito mais estimado pelos clientes por ser uma maneira personalizada e mais íntima de se relacionar com quem consome seus serviços e produtos.
Relacione sempre o que sua empresa oferece com conteúdo publicado no Instagram e Facebook
Se você já cria conteúdo para essas duas mídias, deixar seu número de WhatsApp disponível em suas páginas e posts é uma excelente forma de atrair novos contatos. Também é possível criar um link especial para que as pessoas iniciem uma conversa instantaneamente com a sua empresa.
Fonte: Nerdweb
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